Quem Somos

Tudo começou com o encontro dos sócios Alessandra Aranda Nicolau e Marcelo Quelho Filho, que compartilham do mesmo propósito: transformar pessoas por meio da Educação.

Mais de três décadas de experiência no cenário educacional e um grande propósito de contribuir, inspirar, conhecer, investigar, colaborar, construir e aprender somado a pesquisas relacionadas a abordagens de respeito à infância, que promovem a geração de sujeitos mais responsáveis e inclusivos na sociedade. Assim, nasce o Sistema Contagie de Aprendizagem.

Unindo as experiências de sucesso, nos segmentos da Educação Básica, aos propósitos da educação empreendedora e educação corporativa, os sócios desenvolveram um Sistema de Aprendizagem focado no desenvolvimento integral da criança, como sujeito e protagonista de escolhas e de ações. Com ele, qualquer criança, independentemente de sua realidade, do ambiente ou do espaço de aprendizagem, tem a oportunidade de se desenvolver e construir autonomia, para que, no final da Educação Básica, seja um jovem capaz de tomar decisões e de realizar escolhas frente ao seu projeto de vida.

O Sistema CONTAGIE de Aprendizagem propõe uma transformação a começar pela Educação Infantil, com a Coleção Percurso da Aprendizagem, contemplando crianças de zero a cinco anos. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, merece uma proposta de material didático que tenha concepções lúcidas e seguras sobre como educar crianças e como cuidar delas em instituições educacionais, assegurando a educação em sua integralidade e entendendo o desenvolvimento humano como algo indissociável do processo educativo.

“Entendemos que as crianças são inspiradas por seu próprio interesse em conhecer e aprender, dotadas de uma compreensão individual sobre como construir a aprendizagem por conta própria, tendo os educadores como parceiros. Contudo, a intencionalidade pedagógica do educador organiza a projetação, abrindo portas para a construção do pensamento crítico e científico nas aprendizagens. Nesse sentido, crianças e educadores são tratados como colaboradores ativos da educação.” (Alessandra Nicolau)

“A professora é a propositora de contextos significativos. É quem empresta o conhecimento ao aluno. É a exploradora que usa mapas e bússolas e que de tempos em tempos, a cada ano, a ordem pode mudar — pensar e repensar é livre!” (Loris Malaguzzi)

A identidade pedagógica da Coleção apoia-se nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento relevantes para a Educação, inspirados nas vivências de respeito à infância, a saber:

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento (BNCC): conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Práticas pedagógicas inspiradas no respeito à infância: acolher, escutar, inspirar, conhecer, investigar, colaborar, construir e aprender.

Protagonismo infantil.

A tecnologia é mais uma ferramenta que dialoga com as crianças e reforça o princípio socioeducativo, flexível e acolhedor do Sistema Contagie de Aprendizagem. O educador investiga junto com as crianças, registrando as impressões em fotos, escritas, áudio, vídeo, enfim, tudo o que a tecnologia permite.

As vivências e as experiências com base na valorização das interações e das brincadeiras, respeitando a cultura da infância, como caminho para a garantia dos direitos das crianças à aprendizagem e ao desenvolvimento, é o espaço de vivências e de aprendizagens que o Sistema Contagie de Aprendizagem acredita ser o melhor lugar do mundo para as nossas crianças.

Contagie-se com essa proposta e venha compor esse espaço de aprendizagens com a gente!!!

em vídeo